quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nazismo na Alemanha

Vencida na Primeira Guerra Mundial e humilhada pela duras condições impostas pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha enfrentou os anos 20 com dificuldades econômicas e sociais. Mesmo retomando o desenvolvimento industrial,o país ainda sofria com o elevado número de desempregados e as altas taxas de inflação.

Entusiasmados com o exemplo da Revolução Russa, amplos setores do operariado protestavam contra a exploração capitalista em greves organizadas pelo Partido Comunista Alemão (KPD) e pelo Partido Social Democrata (SPD).

Temendo a expansão dos movimentos socialistas, a burguesia alemã passou a fornecer apoio ao Partido Nazista- autoritário e antidemocrático- liderado por Adolf Hitler.

As idéias nazistas foram difundidas graças ao talento oratório de Hitler, às publicações do partido e ao uso de meios espetaculares para influenciar a opinião pública. Entre esses meios destacavam-se grandes desfiles militares ea adoção de um conjunto de ritos pomposos, que manifestavam noções de ordem, disciplina, e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário